terça-feira, 4 de agosto de 2009

"Penhasco Terrível"


Se você teve um Kichute, via seu primo jogar Super Trunfo comendo o biscoito Fofy, irritava-se com o palhaço Bozo na Record, assistiu à febre do cubo mágico ou usou as meias dancin’ days, tenho certeza que presenciou o nascimento e a morte da banda Dire Straits. Acertei?

Dire Straits, “penhasco terrível”, no inglês é o mesmo que estar sem dinheiro. Ou, para o bom português, pindaíba total. E não é para menos: em um dos primeiros contratos para shows da banda, mostra-se em um documento que eles lucrariam algo em torno de 70 dólares – rachados entre os então quatro integrantes da banda - Mark Knopfler (vocal e guitarra), David Knopfler (guitarra e teclado), John Illsley (baixo e back) e Pick Withers (bateira e back).

Pois bem. Em 77 a banda já estava formada e em fevereiro do ano seguinte gravaram seu primeiro LP. Em 78 veio o primeiro álbum; Sultans of Swing, primeiro sucesso, seguido de passos largos rumo à carreira internacional. Dire Straits estouraram de cara!

A participação dos integrantes da banda foi bastante conturbada. Um entra e sai tremendo. Em 81, David deixa a banda e, no ano seguinte, é a vez de Pick. Entraram Hal Lindes (guitarra e back), Terry Willians (bateria), Jack Sonni (guitarra e back) e Chris White (saxofone, flauta e back) durante quase 15 anos. Em 95 a banda acabou, sem confusões, após David anunciar que não queria mais turnês, seguindo carreira solo.

Para lembrar: Money for Nothing - Prêmio Vídeo do Ano -1986.

Nenhum comentário: