quinta-feira, 23 de julho de 2009

Atchim

O número de mortes causadas pela gripe suína cresce a cada dia. Atualizar o site da Folha Online, de segunda para cá, está sendo como observar o placar de um jogo de futebol dos horrores - apitado pelo Medo. Os números parecem fazer mitose; só no Brasil, 29 mortes já foram confirmadas.

Alguns Estados pensam em adiar a volta às aulas em agosto e alguns especialistas concordam com a decisão; a tendência é que o número de casos da doença aumente, já que a maioria das crianças e jovens, com a empolgação da volta da rotina escolar, esqueça-se dos padrões de higiene necessários e saiam por aí abraçando e esfregando em tudo que esteja contaminado.

Desde a explosão da influenza A(H1N1), em abril, o Brasil tomou todas as medidas possíveis para cuidar de quem entrava no país. Agora é cuidar de quem está aqui. Estamos preparados?

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão - outro que não sai da mídia - afirmou mais de nãoseiquantasvezes que o medicamento contra a nova gripe não está em falta. Até de 'extraordinária' foi chamada, pelo presidente Lula, a atuação de Temporão. Extraordinária atuação em qual Estado? O maior problema por enquanto não é a quantidade de medicamentos que se dispõe, mas sim a sua distribuição. Alguns lugares possuem toda infra-estrutura para atender pacientes, enquanto outras regiões ainda expõem um sistema brasileiro debilitado. A desigualdade está presente em tudo.

O maior contágio ainda é a falta de informação. Febre acima de 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal são sintomas da gripe suína. Por mais impossível que seja, é fundamental evitar locais de grande aglomeração, como ônibus e metrô, além de lavar as mãos com maior frequência. Proteja-se!

Para ter na agenda do celular: Disque Saúde: 0800 061 1997

Um comentário:

mary disse...

Mais uma vez o Lula é o último a saber das coisas, como o marido traído. Só espero que a gripe suína não pegue um dos integrantes da família dele. Enquanto atinge os outros ele não liga.
Thobias, faz um desenho do Lula indo embora do Brasil...