sábado, 20 de agosto de 2011

Aprimorar

O aprimoramento é o esforço que realizamos para alcançar a perfeição. Ela, no entanto, parece inalcançável, porque somos muito autocríticos. Quando estamos prestes a atingir a excelência, queremos mudar algo. Refazer. Apagar. Adaptar. Testar novidades. De novo. E de novo. E de novo. E de novo.
É neste jogo de erro e acerto que, com o tempo, adquire-se técnica. E ela vale para qualquer profissão: desenhista, jogador de futebol, médico, professor, engenheiro – desde que tomada como verdadeira e feita com amor.
O conhecimento prático só sugirá com a persistência. E com a vontade de nunca parar de aprender.
Abaixo, dois desenhos do pirata Capitão Gancho, personagem da obra Peter Pan, feitos pelo desenhador em momentos muito distintos. O primeiro, que já foi postado aqui, foi feito durante o jardim de infância. Muitas ideias e pouca experiência de vida para adquirir a técnica. O segundo, quase na fase adulta, revisitado. Persistido. Com a ilimitável vontade de ir adiante. Sem parar.


 

2 comentários:

Adriel Contieri disse...

Que incrível né cara?, quando crianças não nos damos conta da grandeza de uma simples idéia, rs.

Ta lindo isso!, um abraço!

Bruno Rodrigues disse...

Show, Thobias. Além do traço seguro, o que também me deixa pasmo é a maneira exata como você lida com proporção. Parabéns!